quarta-feira, 10 de setembro de 2014

[Organizando a Vida] Começando a Organizar....

O tempo urge e a Sapucaí é grande, já dizia o saudoso Giovani Improtta  em Senhora do Destino. A vida é corrida, tem milhões de coisas para fazer: Trabalho, casa, vida social e em família, cuidar de si, da saúde, da beleza, da alimentação, ir ao mercado, pagar as contas, etc etc etc... Isso porque eu não tenho filhos... É muita coisa para uma pessoa só. A gente "samba" e "se vira nos 30" para dar conta de tudo. 



Mas não damos... Nosso dia deveria ter 48 horas, não é mesmo? Mas, não! Se tivesse 48 horas a gente ia dar um jeito de preenchê-las com essas milhares de coisas e ia continuar sem tempo pra nada.




A Solução é simples: ORGANIZAÇÃO! Simples mesmo! "Ah! Organização demora, é muita coisa para fazer, além das que eu já faço! Não dá tempo de me organizar MESMOOO"! Amiga, dá sim, não adie mais e verá o milagre da multiplicação do tempo!

Dá trabalho colocar um trem desgovernado nos trilhos? Sim e MUITO! Mas depois que tudo estiver alinhado direitinho ele vai correr que é uma beleza!

Então, tá! E como começar?! Do começo oooooras.... 



Elaborei uma listinha do que fazer, baseada no que pesquisei e no que eu realmente fiz! E, aos poucos eu vou colocar o resultado por aqui e as dicas do dia-a-dia.

1 - Fazer uma lista de "Coisas a Fazer"
Li neste site que a primeira coisa a fazer é uma lista de coisas a fazer (dããã). Achei que ia ser difícil, mas foi abrir o "Bloco de Notas" e deixar a mente fluir, como num brainstorm mesmo. Em menos de 10 minutos tinha uma listinha de mais de 30 itens. Não pensei, saí escrevendo, uma coisa puxou a outra e aí deu essa listona aí. Isso porque dentro dela há itens como "FAZER UMA LISTA DE..." justamente para organizar tudo.

2 - Com a lista pronta, é hora de definir o tempo necessário para cada tarefa, sua prioridade e, finalmente, as datas
Uma determinada atividade leva um tempo para ser concluída, veja, mais ou menos quanto tempo cada uma levará. Organize a lista por tempo, do menor para o maior. DICA: Ataque imediatamente as que levam menos de 5 minutos e podem ser feitas na hora. 

Depois veja a prioridade, ela indicará o que é mais urgente e que deve ser feito primeiro. Organize a lista mais uma vez por prioridade e tempo, as mais importantes primeiro e as que levam mais tempo.

Bom, mas há itens a fazer que têm um limite de tempo, ou melhor, que têm que ser feitas até uma determinada data. As que forem assim, coloque logo essa informação, independente de sua posição atual na lista. Organize mais uma vez a lista agora por DATA (da mais anterior para a mais posterior), a prioridade e a duração. O que ainda não tiver data marcada, você ajusta de acordo com a lista.

3 - Coloque tudo num programa de calendário!
Peguei essa dica aqui sobre um programa que ajuda muiiiito na organização da vida, ele se chama EVERNOTE. Já está tudo instalado e só vi até agora uns 10% do que ele é capaz. Mas já deu para perceber que ele é muito útil e potente. Não tenho pressa, vou aprender aos poucos.





De imediato, já dá para pensar em colocar a lista de "Coisas a Fazer" com as datas nele. Aí definir alertas de lembrete. Seu telefone vai te avisar quando for o momento de realizar as coisas, como um alarme. Aí, ou você faz, ou o aplicativo vai ficar te "pentelhando" o juízo até você fazer. Fantástico, não?!? E você ainda acessa do Telefone, Tablet, em Android ou Apple, aplicativo Desktop (direto no seu computador), ou ainda na WEB. Ou seja, de qualquer lugar você acessa e organiza facilmente sua vida! Palmas pro EVERNOTE que ele merece, Auditório!! CLAP CLAP CLAP 



Ah, sim!!! As ferramentas são facinhas de achar! Para a lista do item 1 é o bloco de notas mesmo, para as tarefas do item 2, o Excel ou qualquer outra planilha eletrônica.

PRONTO! Com tudo no lugar, é hora de atacar a lista! E Vamos com tuuudo! 

Em breve mais posts sobre organização!

Nenhum comentário:

Postar um comentário